O Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna, voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras nas dependências da unidade.
Desde segunda-feira 13/1, o hospital passou a exigir o uso de máscara para acompanhantes e visitantes dentro da entidade, em razão do aumento do número de casos de Covid-19.
Nesta quinta-feira 16/1, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Manoel Gonçalves divulgaram um comunicado, esclarecendo à população de Itaúna sobre as recentes medidas adotadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, em relação aos casos de Covid-19.
Comunicado divulgado pelo Hospital Manoel Gonçalves
A medida aplicada pelo Hospital é correta e segue diretrizes sanitárias que visam garantir a segurança de pacientes e colaboradores.
O comunicado diz ainda que decisões e orientações sobre a saúde pública do município são de responsabilidade exclusiva da Secretaria Municipal de Saúde, conforme critérios epidemiológicos e sanitários nacionais adaptados à nossa realidade local.
A nota do hospital reforça que os casos notificados continuam sendo monitorados pela Secretaria e pede a população que pacientes com sintomas utilizem as mascaras aos buscar atendimento nos serviços de saúde.
A Secretaria apoia a medida do Hospital Manoel Gonçalves e afirma seu compromisso com uma gestão de saúde baseada no diálogo e parceria.
Algumas medidas importantes para conter o Coronavírus
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, incluindo o espaço entre os dedos, as unhas e os punhos;
– Lavar as mãos principalmente antes de comer e após tossir ou espirrar;
– Se não tiver água e sabão, usar álcool em gel 70%;
– Evitar tocar nos olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas;
– Usar lenço descartável para assoar o nariz;
– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir com um lenço de papel descartável ou com a parte interna do cotovelo (nunca com as mãos);
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados (janelas abertas);
– Evitar locais com muita gente (aglomeração);
– Usar máscaras em serviços de saúde ou em locais com muita gente, como no transporte público.
Leave a Comment