Junto à instalação de paralelepípedos, o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços, Alexandro Moks, apontou a necessidade de adotar pavimento intertravado de concreto em pontos mais íngremes na obra de pavimentação do acesso ao Morro do Bonfim. A Prefeitura diz que o material inicialmente previsto para toda a extensão as estrada tem maior propensão a deslizamentos dos veículos, ciclistas e pedestres em período de chuva. Assim, o piso intertravado será utilizado em trechos mais íngremes da via. Com a alteração no projeto, é prevista uma economia de cerca de R$ 800 mil, valor que, segundo o Executivo, será aplicado na pavimentação de outras áreas de Itaúna.
O projeto de lei que autorizou a contratação de empréstimo para a obra, via Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), foi colocado em votação na Câmara em maio de 2023. A ordem de serviço, no valor de RS 2.606.991,19, foi assinada pelo ex-prefeito Neider Moreira (PSD) em outubro de 2024.
Os serviços incluíam inicialmente pavimentação em paralelepípedo, meio-fio de concreto, dispositivos de drenagem e sinalização.
Na terça-feira (21), o prefeito Gustavo Mitre (Republicanos) vistoriou o obra no local, acompanhado de Moks.
“Essa mudança foi definida após uma análise cuidadosa do secretário, com o objetivo de garantir mais segurança para a população. O pavimento intertravado é uma alternativa mais eficiente, com melhor aderência, o que vai evitar deslizamentos de veículos e garantir mais conforto e segurança”, justifica a Prefeitura.
Na visão de Mitre, é preciso cuidar das áreas que tem grande potencial turístico em Itaúna, como o Morro do Bonfim. Para o novo prefeito, não se pode deixar de gerir os recursos com responsabilidade, realizando obras mais baratas, “porém, ao mesmo tempo, mais seguras e eficientes”.
Leave a Comment