Agência Minas Gerais | Copasa está entre empresas que mais investiram via leis de incentivo, aponta estudo


A Copasa está entre as 100 empresas que mais investiram via leis de incentivo, segundo o Panorama dos Incentivos Fiscais 2024 divulgado pela Simbi, social tech especializada em gestão do investimento social. A Companhia ocupa a 67ª posição do ranking. Por meio de investimentos em projetos sociais, culturais e esportivos, a empresa reforça o seu propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”, ajudando a transformar realidades. Entre 2020 e 2024, o valor investido foi de mais de R$ 46 milhões.

Os projetos culturais patrocinados pela Companhia nos últimos anos já fazem parte do dia a dia dos mineiros, como a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança; a Mostra de Cinema de Tiradentes; o Natal Cultural das Montanhas, em Monte Verde; e a Expoqueijo, em Araxá. O investimento da empresa também tem contribuído para manutenção e execução de atividades em espaços como o Museu Sant’Ana, em Tiradentes; a Fundação Clóvis Salgado e o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

“A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança hoje faz parte da vida da população de Belo Horizonte. A pessoa que não tem como pagar pelos ingressos espera o período de realização do evento para comprar entradas mais baratas para as apresentações. E a Copasa foi de fundamental importância para essa iniciativa poder existir. Agradeço a empresa pela parceria”, afirma Dilson Mayron, coordenador da campanha.

Para Raquel Hallak, coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, “o patrocínio da Copasa nas edições anuais da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Mostra CineBH é fundamental para somar e assegurar a continuidade e expansão das Mostras que representam Minas Gerais no circuito de festivais brasileiros e internacionais”. “A parceria beneficia e proporciona o acesso do público a uma programação diversificada, abrangente e gratuita, ampliando as oportunidades de conhecimento e de vivenciar novas experiências culturais e, ainda, potencializa o compromisso da Copasa com o desenvolvimento social, humano e econômico em Minas Gerais”, complementa.  

A companhia foi ainda uma das patrocinadoras do musical de sucesso “Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem”, que conta a história do grupo de músicos. Outro projeto de destaque na área cultural é o “Arte nas Águas de Minas”, iniciativa que está promovendo a produção de obras de arte urbanas – relacionadas com a temática da água – em unidades da Copasa no interior do estado, e que já passou pelas cidades de Divinópolis, Contagem e Araxá, criando obras inspiradoras.

Cidadania e talentos no esporte

Na área de esportes, a Copasa tem contribuído para a descoberta de novos talentos, formação de atletas e para a promoção de cidadania. Exemplo disso são os investimentos da empresa no projeto “Formação e Desenvolvimento de Atletas por Meio da Integração das Ciências dos Esporte”, do Minas Tênis Clube, e em iniciativas como o “Projeto Taekwondo Abrindo Caminhos”, em Araxá; o “Vale Esportes”, em Timóteo e outras regiões do Vale do Aço; e o “Sementes do Esporte”, em Cássia, que visam à inclusão social e a formação cidadã por meio da prática de modalidades esportivas.

Outro projeto importante é o BH Paralímpica, da Associação Mineira do Paradesporto, que objetiva a democratização do esporte para pessoas com deficiência e a formação de talentos.  “Além de vivenciar a prática esportiva e obter melhorias na parte cognitiva e autoestima, os nossos alunos têm a oportunidade de participar de competições e da sociedade, mudando o olhar da sociedade para as pessoas com deficiência e dela mesma sobre sua vida, seu contexto e seus familiares”, afirma a coordenadora da Associação Mineira Paradesporto, Lina Vitarelli.

Oportunidades

Os investimentos da Copasa também têm promovido ações sociais que propiciam o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos e o desenvolvimento educacional e cultural de crianças e adolescentes, entre outros benefícios. Exemplo disso é o patrocínio da Companhia a projetos como o lar de idosos e a creche da Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc), referência na assistência social e no acolhimento humanizado de idosos e crianças com deficiência múltipla e intelectual em situação de vulnerabilidade social.

A Companhia também investe em iniciativas que promovem a geração de renda para pessoas idosas, como o “Yes Juventude Prolongada-Gestão do Conhecimento Empreendedor”, do Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores (IPPE), que contempla ações educacionais como cursos, mentorias e palestras. Ou, ainda, o projeto “Semeando Saberes Ancestrais”, que incentiva os fazeres ancestrais de mulheres idosas.

Outra iniciativa de destaque patrocinada pela Copasa é a Orquestra Jovem das Gerais, sediada em Contagem. A partir da educação musical, o projeto desperta as potencialidades de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua inserção na sociedade. “A importância do apoio da Copasa para a Orquestra Jovem das Gerais transcende a música. Com essa iniciativa, podemos construir valores como o respeito e a cooperação, promovendo também o envolvimento das famílias. Além disso, o acesso à cultura e a esse mundo musical pode representar para muitas destas crianças e adolescentes uma opção e o preparo para entrar em uma universidade de música, serem profissionais na área, passando até mesmo a ser o seu projeto de vida. Enfim, formamos cidadãos para a vida”, destaca Renato Almeida, coordenador da Orquestra.



Via Agência de Notícias MG