Primeiro ato da posse aconteceu com Missa na Matriz, pela manhã e cerimônia no Teatro da Universidade, no início desta noite. Neider falou na despedida e apresentou o que chamou de ‘conquistas’, ‘salto excepcional’…
Com alguns minutos de atraso, a cerimônia de posse dos eleitos para a Prefeitura e Câmara de Itaúna, com mandato nos anos de 2025/2028, aconteceu nas dependências do Teatro da Universidade de Itaúna, no final da tarde deste primeiro de janeiro.
O ato teve como primeira parte a posse dos 17 vereadores para, em seguida acontecer a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Antônio de Miranda foi eleito presidente, com Gustavo Dornas no cargo de vice e Márcia Cristina na posição de secretária (veja matéria no site: https://www.folhapovoitauna.com.br/antonio-de-miranda-e-eleito-presidente-da-camara-para-o-bienio-202526).
Após os vereadores empossados e eleita a Mesa, Antônio de Miranda, na condição de presidente da Câmara, deu posse ao prefeito Gustavo Mitre e ao vice-prefeito, Hidelbrando Neto, que assumiram assim os destinos de Itaúna para os próximos quatro anos.
Em seguida aconteceu o ato de transmissão de cargo, quando o agora ex-prefeito Neider Moreira, fez um balanço dos seus oito anos de mandatos.
Neider faz críticas a ex-prefeitos. Discurso é visto como ‘raivoso’
Durante cerca de 45 minutos o ex-prefeito apresentou dados e fez um resumo de suas administrações, colocando Itaúna como ‘exemplo administrativo’. Após inúmeras falas, afirmou que deixa um superávit de R$ 57 milhões na Prefeitura e de R$ 5 milhões, no SAAE.
Foi contestado pela plateia, criticado e vaiado por algumas pessoas. Tentou fazer críticas ao prefeito que o antecedeu, demonstrando manter o foco da sua mágoa no ex-prefeito Osmando Pereira. Sua fala foi vista como raivosa, e muito criticada nos comentários do Youtube e por vários presentes à cerimônia.
Netinho afirmou que ‘não quero falar do passado’
O vice-prefeito falou em seguida e centrou o seu discurso na alegria de estar assumindo, e no entusiasmo com que vai enfrentar a tarefa de ajudar na administração de Itaúna. Prometeu prestar serviço de qualidade e citou a responsabilidade de assumir o cargo de vice-prefeito, se colocando na condição de servidor público.
Agradeceu a todos os itaunenses e a Deus por estar ali, naquele momento.
Gustavo Mitre fala após a posse
Mitre também teve o futuro como foco. Agradeceu a algumas pessoas em especial, como a sua esposa, Nathália, seus pais (Maria Auxiliadora – in memorian – e Décio Carvalho Mitre), suas irmãs, cunhados e demais familiares e a todos os itaunenses.
O prefeito fez questão também de destacar o amigo, presidente da Câmara, Antônio de Miranda e o ex-prefeito Osmando Pereira, com quem ele disse ter ligações políticas e fraternas.
Afirmou que são vários os desafios e conclamou a todos os itaunenses a caminharem juntos, para construir uma Itaúna cada vez melhor.
Mitre deixou mensagens de esperança de um futuro melhor, desejou um feliz 2025 a todos e convidou para uma cerimônia ecumênica, a ser realizada na manhã do dia 2, quinta-feira, na sede da Prefeitura, quando dará posse ao seu secretariado.
Tõezinho encerra, também falando de futuro
Na mesma linha do vice e do prefeito empossados, o vereador Antônio de Miranda, Tõezinho, apontou a sua fala para o futuro que precisa ser construído para Itaúna.
Agradeceu a todos os cidadãos itaunenses por mais um mandato e convidou os presentes a assinar a ata da sessão de posse, encerrando assim a solenidade.
Leave a Comment