paciente é transferida do Rio Grande do Sul para Itaúna


Depois de uma longa espera por um pedido de transferência do Rio Grande do Sul para Itaúna, uma paciente itaunense que está acamada desde outubro do ano passado, devido a uma embolia pulmonar e duas paradas cardíacas, chegou à cidade na manhã desta segunda-feira (10). Nathália Moreira Fagundes, de 30 anos, estava internada em Gravataí e foi transferida pelo avião Arcanjo 09 do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV/MG), que partiu de Porto Alegre e pousou no Aeroporto Brigadeiro Cabral em Divinópolis, por volta de 11h. A família optou por trazê-la para Itaúna, município que morava.

A mãe de Nathália, Ana Paula Moreira dos Reis Luz, contou ao @viuitauna que o quadro da filha se agravou após um parto difícil, de cerca de 12 horas, que culminou em uma cesariana. Em casa, com a bebê, Nathália apresentou um quadro de tosse e falta de ar, apontado por meio de Raio-X como uma pneumonia.

“Foi tratada e não passou, retornou e trocaram a medicação”, conta a mãe.

Na madrugada do dia 29 de outubro, um dia depois de a neta completar um mês de vida, Ana Paula viu a saúde da sua filha piorar. Ela foi socorrida pelo SAMU pela manhã, já desfalecida, quando, segundo ela, constataram parada cardíaca.

Desde então, Ana e a filha aguardavam a transferência em um hospital de Gravataí, na Grande Porto Alegre, para Itaúna.

AUTORIZAÇÃO De acordo com o Thamara Lesse, coordenadora de Central de Regulação Médica do SAMU, a transferência aérea foi autorizada por meio de ofício pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, após uma consulta do secretário do Município, Alan Rodrigo.

Durante a viagem, Nathália apresentou dados vitais estáveis, tranquila e sem nenhum intercorrência. Agora, poderá viver junto à sua família, no bairro Itaunense, em Itaúna.



Fonte Original da Notícial