Depois de uma longa espera por um pedido de transferência do Rio Grande do Sul para Itaúna, uma paciente itaunense que está acamada desde outubro do ano passado, devido a uma embolia pulmonar e duas paradas cardíacas, chegou à cidade na manhã desta segunda-feira (10). Nathália Moreira Fagundes, de 30 anos, estava internada em Gravataí e foi transferida pelo avião Arcanjo 09 do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV/MG), que partiu de Porto Alegre e pousou no Aeroporto Brigadeiro Cabral em Divinópolis, por volta de 11h. A família optou por trazê-la para Itaúna, município que morava.
A mãe de Nathália, Ana Paula Moreira dos Reis Luz, contou ao @viuitauna que o quadro da filha se agravou após um parto difícil, de cerca de 12 horas, que culminou em uma cesariana. Em casa, com a bebê, Nathália apresentou um quadro de tosse e falta de ar, apontado por meio de Raio-X como uma pneumonia.
“Foi tratada e não passou, retornou e trocaram a medicação”, conta a mãe.


Na madrugada do dia 29 de outubro, um dia depois de a neta completar um mês de vida, Ana Paula viu a saúde da sua filha piorar. Ela foi socorrida pelo SAMU pela manhã, já desfalecida, quando, segundo ela, constataram parada cardíaca.
Desde então, Ana e a filha aguardavam a transferência em um hospital de Gravataí, na Grande Porto Alegre, para Itaúna.
AUTORIZAÇÃO De acordo com o Thamara Lesse, coordenadora de Central de Regulação Médica do SAMU, a transferência aérea foi autorizada por meio de ofício pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, após uma consulta do secretário do Município, Alan Rodrigo.
Leave a Comment