A cidade iniciou na tarde desta quarta-feira (1º) um novo ciclo político, com a posse do prefeito Gustavo Mitre, do vice-prefeito Hidelbrando Neto e dos 17 vereadores eleitos, para o mandato dos próximos quatro anos. A cerimônia aconteceu no Grande Teatro da Universidade de Itaúna, com a presença de autoridades, familiares, amigos e a população. Antônio de Miranda, o Toinzinho, foi eleito presidente da Câmara Municipal, em chapa única, com Gustavo Dornas no cargo de vice e Márcia Cristina na posição de secretária. Já na manhã desta quinta (2), ocorreu a posse dos novos secretários municipais, no gabinete da Prefeitura de Itaúna.
Na posse dos eleitos, o agora ex-prefeito Neider Moreira apresentou durante cerca de 45 minutos dados e fez um resumo de suas administrações, colocando Itaúna como “exemplo administrativo”. Neider disse que deixa o Município com um superávit de R$ 57 milhões na Prefeitura e de R$ 5 milhões, no SAAE. Foi contestado pela plateia, criticado e vaiado por alguns presentes. Tentou fazer críticas ao prefeito que o antecedeu, Osmando Pereira. A fala foi vista como raivosa e criticada.
Mitre, assumiu o cargo com um discurso focado na transparência, inovação e no compromisso com o bem-estar dos cidadãos itaunenses, apontando um olhar voltado para “as necessidades de nossa cidade e de nossa gente. Prometeu “trabalhar junto para que Itaúna seja um lugar melhor para todos, com respeito, seriedade e soluções inovadoras”.
Na posse do secretariado, o novo prefeito de Itaúna apontou ainda a relevância de cada secretaria para a administração municipal e enfatizou o compromisso de sua equipe em trabalhar com responsabilidade.
“Confio no talento e na seriedade de cada secretário para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento de Itaúna”, afirmou Mitre.
O vice-prefeito, filho da ex-vice Gláucia Santiago, destacou a importância da colaboração e união entre os poderes Executivo e Legislativo para “transformar Itaúna”. Neto reforçou o trabalho conjunto que será essencial para o crescimento da cidade e para a construção de um futuro melhor para todos.
ALIADO DE MITRE Na Câmara, Toinzinho foi eleito vereador pela primeira vez em 1996, para o mandato de 1997/2000. Na sequência, se reelegeu por cinco mandatos, tendo ainda sido vice-prefeito na última administração Osmando, de 2013 a 2016. Em 2014, foi candidato a deputado estadual e conquistou a suplência, após obter 17.305 votos.
Antônio de Miranda já presidiu a Câmara de 2007 a 2010. No sétimo mandato de vereador, mais uma vez foi o mais votado, tendo obtido 1.848 votos.
Leave a Comment