Governo de Minas transferiu rotas que atendem a 97 municípios da região devido a problemas com a empresa Expresso Gardênia
Se a empresa ViaSul enfrenta muitas críticas em Itaúna, devido à qualidade do serviço oferecido no transporte urbano do município, em relação ao transporte intermunicipal a empresa parece ir muito bem. Tanto que ganhou o direito de operar quatro linhas para cidades do Sul de Minas, que antes eram de responsabilidade da empresa Expresso Gardênia. A transferência da operação dessas linhas foi confirmada na quinta-feira, 23, pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra) e a ViaSul começará a operação a partir deste sábado, 25.
As linhas entregues à ViaSul são as que atendem às cidades de Cássia, Piumhi, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé (via MG-050). Também assumiram linhas que antes eram da Gardênia as empresas Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz e Bonanza.
Conforme a divulgação do Governo do Estado, a transferência das linhas se deu a partir de fiscalização sobre a prestação do serviço, feita pela Seinfra. “A decisão de encerrar os contratos da Expresso Gardênia é resultado de um processo que começou com a Operação Ponto Final, realizada em abril e maio de 2024, pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A ação de fiscalização identificou graves irregularidades na prestação do serviço, motivadas por denúncias de atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais”, informou em release à imprensa, a Agência Minas.
O secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias do Governo do estado, Pedro Calixto, falou sobre a decisão de transferir os serviços. “A transferência dessas linhas foi uma decisão necessária para assegurar a continuidade do serviço e atender às demandas da população, que merece um sistema de transporte à altura de suas necessidades”. E concluiu: “Seguiremos fiscalizando rigorosamente essas empresas para garantir o cumprimento das normas e a segurança dos usuários. O Governo de Minas está empenhado em reforçar a importância do transporte público como ferramenta de integração e desenvolvimento regional”.
Leave a Comment